Importância do Departamento Jurídico

Em uma empresa, independente do setor em que esteja colocada, o departamento jurídico tem atuação que vai bastante além do que habitualmente se imagina, podendo desempenhar papel importantíssimo no desenvolvimento e fixação da organização.

Por ser o destinatário final de informações de praticamente todas as áreas do empreendimento, bem como o ente consultor por excelência, de onde partem os esclarecimentos para os processos de tomada de decisão, o departamento jurídico se encontra em um lugar estratégico importante para a gestão como um todo e, mais especificamente, para alcance de confiabilidade e excelência no mercado.

Não é difícil se perceber a natureza de convergência do departamento jurídico. Pegando-se, como exemplo, o processo de formulação de metas em uma empresa de serviços, tanto a verificação de possibilidade, sua quantificação para o colaborador de vendas, a criação e controle de contratos, e a participação nos processos de cobrança de inadimplência são feitos pelos advogados.

Caso se consiga somar à atividade deste profissional advogado, além da formação altamente multidisciplinar, um elevado senso de oportunidade e responsabilidade com os processos empesarias a ele colocados, este ambiente naturalmente de conexão do departamento jurídico evolui para uma poderosa ferramenta funcional, onde se pode acessar as principais questões da empresa em tempo real.

Vê-se, pois, que a robustez de uma empresa, e a coerência de suas ações e processos decisórios podem ser fortemente beneficiadas pela existência de um departamento jurídico, seja ele exercido por colaboradores internos ou pela contratação de escritório externo.

Marcações: